Topo

Juiz impede temporada da caça de urso pardo nos EUA

30/08/2018 23h17

Los Angeles, 31 Ago 2018 (AFP) - Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira o que seria a primeira temporada de caça aos ursos pardos em mais de 40 anos em torno do Parque Nacional Yellowstone.

"Está temporariamente proibido autorizar ou implementar a caça de ursos pardos", decretou o juiz Dana Christensen do Tribunal Federal de Montana, em decisão que tem validade de 14 dias.

A temporada de caça do urso pardo em Idaho e Wyoming começaria neste final de semana em torno do Yellowstone, onde há cerca de 700 exemplares.

A última temporada de caça do pardo no Wyoming foi em 1974 e em Idaho, em 1946.

Organizações de defesa da vida silvestre e várias comunidades indígenas, lideradas pela tribo Crow, pediram à justiça que mantivesse a proibição federal para a caça ao urso pardo, suspensa no ano passado pelo governo do presidente Donald Trump.

"É uma grande vitória e estamos eufóricos", disse à AFP Melissa Thomasma, diretora-executiva da ONG Wyoming Wildlife Advocates. "Esta temporada de caça foi polêmica desde o início e desde o início nos opusemos firmemente".

O Serviço de Pesca e Fauna Silvestre determinou em 2017 que o urso pardo em Montana, Idaho e Wyoming não era mais uma espécie ameaçada, e os três estados decidiram impor cotas de caça.

O plano era permitir a morte de 23 ursos fora do Yellowstone nos estados de Idaho, Montana e Wyoming.