PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA condenam 'qualquer ataque terrorista', diz embaixadora na ONU

23/09/2018 11h40

Nova York, 23 Set 2018 (AFP) - A embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, condenou neste domingo (23) o atentado cometido ontem durante uma parada militar na localidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã.

"Os Estados Unidos condenam qualquer ataque terrorista não importa onde. Ponto", disse Nikki, ao ser consultada pela rede americana CNN na primeira reação americana após o ataque.

Teerã acusou um "pequeno" Estado do Golfo de estar por trás do ataque.

"Todos esses países pequenos que vemos na região são apoiados pelos Estados Unidos. São encorajados pelos americanos", disse o presidente iraniano, Hassan Rohani.

"Eu acho que o que Rohani tem que fazer é olhar para dentro de sua casa. Ele enfrenta muitos iranianos que estão protestando, todo o dinheiro que entra no Irã vai para seu Exército. Ele oprime seu povo há muito tempo", respondeu Haley.

"Creio que o povo iraniano já teve o suficiente, e é daí que isso vem", acrescentou a embaixadora.

Os Estados Unidos se retiraram em maio do acordo de 2015 sobre a questão nuclear iraniana e restabeleceram suas sanções contra a República Islâmica, afirmando que querem exercer "pressão máxima" para cessar suas atividades "desestabilizadoras" no Oriente Médio.

Haley voltou a afirmar, porém, que o governo do presidente Donald Trump não busca uma "mudança de regime" no Irã.

Cometido por homens armados com fuzis AK-47, o ataque de sábado em Ahvaz deixou 29 mortos e 57 feridos, alguns em estado grave, e foi um dos mais letais no país em quase oito anos.

Internacional