PUBLICIDADE
Topo

Internacional

China cancela visita de navio dos EUA a Hong Kong

25/09/2018 20h29

Washington, 25 Set 2018 (AFP) - A China cancelou a visita programada de um navio de guerra dos Estados Unidos a Hong Kong, e interrompeu a visita de um almirante da Marinha chinesa aos EUA, anunciaram funcionários americanos nesta terça-feira.

A manobra coincide com o incremento das tensões comerciais entre Pequim e Washington, que esta semana impôs novas tarifas contra produtos chineses totalizando 200 bilhões de dólares.

O USS Wasp, um navio de assalto anfíbio, deveria atracar em Hong Kong em outubro, mas o governo chinês cancelou a visita, informou David Eastburn, porta-voz do Pentágono.

"O governo chinês não aprovou o pedido para a visita do USS Wasp ao porto de Hong Kong, disse Eastburn.

A decisão ocorre após Pequim chamar para casa um almirante que visitava os Estados Unidos.

Um funcionário americano da Defesa disse à AFP que o vice-almirante Shen Jinlong assistiu a uma conferência naval em Rhode Island na semana passada, e que planejava visitar Washington para encontrar seu homólogo americano, o almirante John Richardson, chefe de operações navais.

"Fomos informados que o vice-almirante Shen Jinlong foi chamado à China e não visitará o almirante Richardson", disse Eastburn.

Internacional