PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump não tem planos de reunião com presidente do Irã

25/09/2018 09h10

Nova York, 25 Set 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (25) que não tem planos para uma reunião na ONU com o presidente iraniano, Hassan Rohani, "apesar dos pedidos" para o encontro.

"Talvez um dia no futuro. Tenho certeza de que ele é um homem absolutamente adorável", tuitou Trump poucas horas antes dos discursos dos dois líderes na Assembleia Geral da ONU e quatro meses depois de o presidente americano ter abandonado de modo unilateral o acordo nuclear com Teerã.

Trump se retirou em maio do acordo firmado para conter as ambições nucleares do Irã, uma decisão que criou consternação entre os demais signatários - seus aliados europeus, China e Rússia.

O presidente americano se mostrou aberto a um encontro com Rohani sem "precondições", mas o iraniano insistiu em que, antes de se reunir com Trump, exige que os Estados Unidos reparem todo o dano causado ao sair do pacto nuclear.

"Essa ponte tem que ser reconstruída", disse à emissora NBC.

Os Estados Unidos afirmam, por sua vez, que buscam aumentar a pressão sobre o Irã, a que acusam de semear o caos no Iraque, na Síria, no Iêmen e no Líbano.

Internacional