PUBLICIDADE
Topo

Furacão Rosa se forma em frente à costa do Pacífico mexicano

26/09/2018 17h11

México, 26 Set 2018 (AFP) - O furacão Rosa se formou nesta quarta-feira no Pacífico em frente à costa do noroeste do México, uma zona que foi atingida recentemente por fortes chuvas que deixaram ao menos 10 mortos, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O fenômeno tem força de furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.

Às 15H00 GMT (12H00 em Brasília), Rosa se localizava 820 km ao oeste-sudoeste do turístico porto de Manzanillo, no estado de Colima (nordeste), com ventos de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, indica o último boletim do SMN.

Segundo a instituição, o furacão se desloca em direção ao oeste-noroeste a 17 km/h e atingirá a categoria 3 na quinta-feira em mar aberto, para depois se aproximar da península de Baixa Califórnia na segunda-feira, já rebaixado para tempestade tropical.

"É reforçado o potencial de tempestades de muito fortes a intensas em Nayarit, Jalisco e Colima, e de chuvas com intervalos de aguaceiros em Baixa Califórnia Sul", apontou o SMN.

Ao menos sete pessoas morreram e outras sete estão desaparecidas depois de que uma forte chuva atingiu um povoado de Michoacán, um estado vizinho de Colima, provocando o transbordamento de um rio e de uma represa.

Na semana passada, essas fortes chuvas afetaram também Sinaloa (noroeste) com ao menos três mortos e três desaparecidos.

"Devido às chuvas recentes, o solo está saturado, principalmente na vertente do Oceano Pacífico, de Sinaloa a Chiapas, de modo que se recomenda à população aumentar as precauções", indicou o SMN.

"Poderia haver deslizamentos, transbordamento de rios e córregos ou danos em caminhos e trechos de estrada, assim como inundações em zonas baixas e locais urbanos", acrescentou.