PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Governo da Itália acorda déficit de 2,4% do PIB

27/09/2018 16h49

Milão, 27 Set 2018 (AFP) - O governo italiano acordou nesta quinta-feira (27) um déficit de 2,4% do PIB em 2019, anunciaram os líderes dos dois partidos da coalizão que governa o país em uma declaração conjunta.

"Acordo concluído com todo o governo sobre os 2,4%. Estamos satisfeitos, é o orçamento da mudança", afirmaram os dois vices-primeiros-ministros, Matteo Salvini e Luigi Di Maio, em um texto citado pelas agências italianas.

Eram esperadas para esta quinta-feira as principais linhas do primeiro orçamento do governo populista, que chegou ao poder há quatro meses e tem a difícil tarefa de equilibrar o cumprimento de suas promessas eleitorais e as obrigações europeias.

As atenções estão especialmente voltadas para a proporção entre o déficit público e o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 - um tema central do debate há semanas.

A Comissão Europeia e os mercados pressionaram para que a Itália mantenha o déficit baixo e reduza sua enorme dívida pública, que representa 131% do PIB, a segunda mais alta da zona do euro, depois da Grécia.

Internacional