Topo

Chefe da diplomacia americana espera avançar em nova cúpula Trump-Kim

Estados Unidos e Coreia do Norte avançam em acordo por desnuclearização  - Foto: Saul Loeb/ AFP
Estados Unidos e Coreia do Norte avançam em acordo por desnuclearização Imagem: Foto: Saul Loeb/ AFP

06/10/2018 09h46

Tóquio, 6 Out 2018 (AFP) - O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, declarou neste sábado (6) que espera acelerar a organização de uma segunda cúpula entre Kim Jong Un e Donald Trump, no início de sua visita à Ásia, que será marcada por uma reunião com o líder do norte-coreano.

Pompeo chegou a Tóquio, a primeira etapa de uma turnê que o levará a Pyongyang pela quarta vez, num momento em que um possível acordo histórico entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte parece tomar forma.

Os Estados Unidos e o Japão têm uma "visão totalmente coordenada e unida sobre como proceder, o que será necessário se quisermos desnuclearizar a Coreia do Norte", afirmou Pompeo durante encontro com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

O Japão é historicamente a favor de uma linha dura sobre a Coreia do Norte e insiste em manter a pressão sobre o regime norte-coreano, que disparou, em várias ocasiões, mísseis sobre o território japonês e ameaçou exterminá-lo. Para o chefe da diplomacia americana, é importante que Washington e Tóquio estejam "totalmente sincronizados" antes de seu encontro com Kim Jong Un.

Abe pede coordenação

Abe, por sua vez, pediu "coordenação" entre os dois aliados. Mike Pompeo também disse que discutiria em Pyongyang a questão do sequestro de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos décadas atrás, um assunto que continua muito sensível no Japão.

Falando a repórteres em seu avião a caminho do Japão, Pompeo explicou que seu objetivo era "construir confiança suficiente" com a Coreia do Norte para avançar em direção à paz.

"E também organizaremos a próxima cúpula", disse ele. O primeiro encontro entre Trump e Kim ocorreu em junho em Singapura.

No entanto, Pompeo colocou em perspectiva a possibilidade de um grande avanço: "Duvido que vamos resolver tudo, mas começaremos a desenvolver opções para (estabelecer) o lugar e a data de uma nova reunião entre o presidente Kim e o presidente (Donald Trump)".

As formulações diplomáticas do secretário de Estado são tão cautelosas quanto o entusiasmo de seu presidente, que "se apaixonou" pelo homem forte de Pyongyang depois de anunciar o rápido fim da ameaça nuclear norte-coreana.

Mas para Mike Pompeo, as apostas são altas: no início de julho, sua viagem anterior foi um fracasso, e outra viagem teve que ser cancelada no final de agosto em razão do impasse nas negociações.

Kim e a desnuclearização

Desde então, Kim Jong Un prometeu o desmantelamento de um sítio balístico na presença de inspetores estrangeiros e, especialmente, o fechamento de seu complexo nuclear de Yongbyon, desde que Washington tome "medidas correspondentes".

- Acordo detalhado -Essas primeiras ações concretas - bem como cartas julgadas "magníficas" e "extraordinárias" pelo presidente Trump - permitiram retomar o diálogo.

Resta saber se isso será suficiente para transformar os vagos compromissos do líder norte-coreano em um acordo detalhado sobre a "desnuclearização definitiva e totalmente comprovada" que Washington exige.

Mike Pompeo se recusa a comentar sobre as diferentes opções na mesa e garante que as discussões ocorrem nos bastidores. Mas as grandes linhas de um acordo estão começando a surgir.

A Coreia do Sul, na linha de frente desde o início do degelo diplomático que tornou possível virar a página de um ano de 2017 pontuado por trocas de xingamentos e ameaças atômicas, apresentou publicamente sua proposta.

Para Seul, os americanos devem respeitar uma demanda fundamental dos norte-coreanos em troca do desmantelamento das instalações nucleares de Yongbyon, central em seu programa nuclear: uma declaração formal encerrando a Guerra da Coreia, que terminou em 1953 com um simples armistício.

Depois de Tóquio e Pyongyang, Pompeo visitará a Coreia do Sul, cujo presidente, Moon Jae-in, serviu como emissário entre as duas partes.