Topo

Vereador acusado de atentado contra Maduro se matou na prisão, diz Procuradoria

Companheiros de Alberto Albán Salazar se abraçam em frente ao Serviço Secreto Nacional Bolivariano - AP
Companheiros de Alberto Albán Salazar se abraçam em frente ao Serviço Secreto Nacional Bolivariano Imagem: AP

Caracas

08/10/2018 19h11

O vereador opositor Fernando Albán, que estava detido por um suposto atentado contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se suicidou nesta segunda-feira (8) na sede do serviço de Inteligência, assegurou o procurador-geral Tarek William Saab.

"O cidadão pediu para ir ao banheiro e, estando lá, se jogou do 10º andar", disse Saab por telefone à emissora de televisão do governo VTV.

Albán, vereador do município Libertador de Caracas pelo partido "Primeiro Justiça", foi detido na sexta-feira passada por acusações de participar na explosão de dois drones quando Maduro fazia um discurso em 4 de agosto durante uma parada militar em Caracas.

O presidente denuncia essa ação como um "magnicídio em grau de frustração" e responsabiliza como autor intelectual o deputado Julio Borges, fundador do Primeiro Justiça, exilado na Colômbia.

A "crueldade da ditadura acabou com a vida de Fernando Albán", reagiu Borges no Twitter, lembrando que o vereador o acompanhou na semana passada em questões ante as Nações Unidas.

"Sua morte não ficará impune", acrescentou Borges, a quem Maduro acusa de fazer parte de uma trama para derrubá-lo com a ajuda de Estados Unidos e Colômbia.

O procurador anunciou uma "investigação exaustiva". "As causas pelas quais o fez serão esclarecidas, vamos investigar em todas as esferas", sustentou.

O ministro de Interior e Justiça, o general Néstor Reverol, lamentou a morte do político que, segundo disse, também estava "envolvido em atos desestabilizadores dirigidos do exterior, dos quais existem provas suficientes".

Segundo o ministro, Albán se suicidou "no momento em que ia ser levado ao tribunal" que conhecia a sua causa.

Na Venezuela há 236 presos políticos, segundo a ONG Foro Penal.