Topo

Massachusetts libera venda de maconha para uso recreativo

Brennan Linsley/Associated Press
Imagem: Brennan Linsley/Associated Press

Em Nova York

17/11/2018 00h44

Massachusetts se somará à lista cada vez maior de estados dos EUA onde é possível se comprar maconha legalmente, mas restrita aos maiores de 21 anos.

A Comissão de Controle da Maconha deu sinal verde nesta sexta-feira (16) para que duas lojas - situadas em Leicester e Northampton - no oeste de Boston passem a vender a maconha na próxima semana.

"Provavelmente, teremos uma multidão", disse à AFP um funcionário da loja de Northampton, que já vende maconha para uso medicinal.

"Recomendo que esperem até depois do Dia de Ação de Graças", declarou o funcionário em referência ao feriado da próxima quinta-feira (22) nos Estados Unidos.

Segundo a lei de Massachusetts, é proibido fumar maconha ao volante e em locais públicos. A venda está restrita aos maiores de 21 anos e limitada a 28,5 gramas (uma onça) da erva ou cinco gramas do concentrado de maconha.

Steven Hoffman, presidente da Comissão de Controle da Maconha em Massachusetts, explicou que os locais habilitados para a venda "foram submetidos a verificações exaustivas de seus antecedentes, inspeções e testes de seus produtos para garantir a saúde e a segurança públicas".

A capital federal dos Estados Unidos, Washington, e dez estados - Alasca, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Michigan, Nevada, Oregon, Vermont e Washington - já legalizaram a maconha para uso uso recreativo.

Na maioria dos demais estados americanos, a maconha é autorizada para uso medicinal.