PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Enviado da ONU para o Iêmen chega à cidade de Hodeida

23/11/2018 08h16

Dubai, 23 Nov 2018 (AFP) - O enviado especial da ONU para o Iêmen, Martin Griffiths, chegou nesta sexta-feira à cidade estratégica de Hodeida, onde uma trégua é obedecida há 10 dias, informou uma fonte da ONU à AFP em Dubai.

Griffiths, que viajou de Sanaa, a capital controlada pelos rebeldes huthis, deseja obter uma trégua duradoura na cidade que as forças governamentais tentam retomar dos rebeldes.

O objetivo da visita é "ver de perto a situação em Hodeida e enviar uma mensagem a todos os protagonistas sobre a importância da trégua visando a reativar as negociações políticas", indicou a fonte da ONU à AFP.

O enviado da ONU pretende organizar conversações de paz na Suécia. A data ainda não foi estabelecida, mas o governo dos Estados Unidos mencionou o início de dezembro.

A cidade portuária de Hodeida, crucial para o acesso da ajuda humanitária e das importações ao Iêmen, é um reflexo da complexidade da guerra que afeta o país há quase quatro anos.

O conflito, que já provocou quase 10.000 mortes, desencadeou a pior crise humanitária no mundo, segundo a ONU, com 14 milhões de pessoas à beira da fome.

bur-sy/tp/all/es/ra/fp

Internacional