Topo

General Aviv Kochavi é o novo chefe de estado-maior de Israel

25/11/2018 19h33

Jerusalém, 25 Nov 2018 (AFP) - O governo israelense oficializou neste domingo (25) a nomeação do general Aviv Kochavi como chefe de estado-maior das Forças de Defesa de Israel, informou uma fonte governamental.

"O governo aprovou por unanimidade esta nomeação", disse a fonte à AFP.

A indicação do general Kochavi como o 22º chede de estado-maior foi anunciada em outubro pelo ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, que demitiu-se posteriormente.

O general Kochavi deveria assumir suas funções em 2019, sucedendo o general Gadi Eisenkot, que termina seu mandato ao final deste ano.

O posto de chefe de estado-maior é chave. Israel continua vivendo uma situação muito tensa com os palestinos, só tem acordos de paz com dois países árabes e se sente ameaçado pela ação do Irã.

Aviv Kochavi era adjunto do chefe de estado-maior desde 2017, após ter chefiado o comando norte. Ele dirigiu a Inteligência militar durante a guerra de 2014 contra o movimento islamita palestino Hamas e seus aliados na Faixa de Gaza.

Kochavi tem diplomas das universidades americanas de Harvard e Hopkins em relações internacionais. A imprensa israelense destaca seu espírito crítico e suas capacidades de reflexão não-convencionais, além de sua grande experiência militar.