PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Moscou: Rússia agiu conforme o direito internacional no caso dos navios

26/11/2018 13h09

Moscou, 26 Nov 2018 (AFP) - Os guardas de fronteira russos que capturaram três navios ucranianos no Estreito de Kerch no domingo agiram "em estrita conformidade com a lei internacional", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta segunda-feira.

"O lado russo agiu em estrita conformidade com a lei, tanto com o direito internacional quanto com a lei nacional", declarou aos jornalistas, observando ainda que se trata de uma "invasão de navios de guerra estrangeiros nas águas territoriais da Federação Russa".

"E esses navios de guerra estrangeiros entraram nas águas da Rússia sem responder a qualquer alerta de nossos guardas de fronteira", continuou o porta-voz do Kremlin.

Segundo Peskov, Vladimir Putin foi informado no domingo do incidente e do "movimento desses navios".

Para um jornalista ucraniano que perguntou se foi o presidente russo quem ordenou o ataque, o porta-voz respondeu que "não chamaria isso de ataque, mas sim uma ação necessária para a preservação das fronteiras da Rússia".

"Uma investigação criminal foi aberta pela violação da fronteira russa", continuou ele, sem falar dos marinheiros ucranianos capturados.

O ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, acusou nesta segunda-feira a Ucrânia de usar "métodos perigosos" no Estreito de Kerch.

Lavrov disse que a Ucrânia violou os padrões internacionais com "métodos perigosos que criaram ameaças e riscos para o movimento normal de navios na área entre o Mar de Azov e o Mar Negro.

No domingo, as forças navais russas capturaram dois navios de guerra ucranianos e um rebocador que Moscou acusa de terem entrado ilegalmente nas águas territoriais russas da Crimeia anexada.

Kiev pediu a libertação de seus marinheiros, alguns dos quais ficaram feridos, bem como novas sanções contra a Rússia.

Kiev e Moscou solicitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que será realizada nesta segunda-feira em Nova York.

or-tbm/mp/bds/ra/eg/cn

Internacional