Topo

Explosão em torno de fábrica no norte da China deixa 22 mortos

28/11/2018 00h40

Pequim, 28 Nov 2018 (AFP) - Ao menos 22 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas nesta quarta-feira na explosão seguida de incêndio junto a uma fábrica de produtos químicos no norte da China, anunciaram as autoridades locais.

O incidente ocorreu próximo a uma fábrica do grupo Hebei Shenghua Chemical em Zhangjiakou, cidade situada 200 km a noroeste de Pequim, e atingiu 50 caminhões, de diferentes tamanhos, informou o departamento local de propaganda na rede social Weibo.

Os feridos foram levados a um hospital após a explosão, que ocorreu às 00H41 local (14H41 Brasília de terça), segundo o comunicado.

Em fotos divulgadas pela rede estatal CGTN no Twitter era possível ver as carcaças carbonizadas de caminhões e outros veículos ao longo de uma estrada.

"Prosseguem os trabalhos de busca e resgate no local e a investigação das causas do acidente", destacaram as autoridades.

A cidade de Zhangjiakou sediará as competições de esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022.

Em julho passado, a explosão em uma fábrica de produtos químicos deixou 19 mortos e 12 feridos na província de Sichuan (sudoeste), atribuída a obras ilegais realizadas sem as devidas medidas de segurança.

Em 2015, a explosão de um depósito de produtos químicos matou 165 pessoas na cidade portuária de Tianjin (norte), gerando uma longa polêmica sobre as causas da tragédia e seu impacto ecológico.

bur-lth/lr