Topo

Peña Nieto condecora genro de Trump

2018-11-30T14:38:00

30/11/2018 14h38

Buenos Aires, 30 Nov 2018 (AFP) - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, condecorou nesta sexta-feira o principal conselheiro e genro do presidente americano Donald Trump, Jared Kushner, por sua "notável contribuição para a relação bilateral", que atravessa um de seus momentos mais tensos da história contemporânea.

Kushner recebeu a Ordem Mexicana da Águia Asteca, a mais alta distinção do México concedida a estrangeiros que tenham prestado "serviços proeminentes" ao país ou à humanidade, em um evento paralelo à cúpula do G20.

Peña Nieto destacou seu papel como "ator-chave" para canalizar a relação entre o México e os Estados Unidos, especialmente durante a negociação complexa e demorada do novo acordo de comércio integrado pelos dois países e o Canadá, o T-MEC, que foi assinado nesta sexta-feira.

O acordo comercial é a chave para a economia mexicana, que envia para os Estados Unidos 80% das suas exportações.

"Foi uma ponte de comunicação extraordinária que contribuiu decisivamente para o diálogo entre os dois governos", ressaltou Peña Nieto durante a cerimônia de condecoração.

Kushner agradeceu a distinção e afirmou que ambos os países têm trabalho a fazer com a administração do presidente eleito Andrés Manuel López Obrador, que assumirá a presidência do México no sábado por um período de seis anos.

Mais Internacional