Topo

EUA preparam funeral com honras de Estado para George H.W.Bush

01/12/2018 21h06

Washington, 1 dez 2018 (AFP) - As bandeiras tremularam a meio pau neste sábado em Washington, enquanto os americanos se preparavam para uma semana de homenagens a George H.W. Bush, 41º presidente dos Estados Unidos, que morreu ontem, aos 94 anos.

Após o anúncio de sua morte, multiplicaram-se as homenagens a este herói de guerra condecorado e ex-diretor da CIA, que viu o filho George seguir seus passos e chegar à Casa Branca.

Uma porta-voz do presidente americano, Donald Trump, informou que "um funeral com honras de Estado está sendo preparado". Trump declarou o próximo 5 de dezembro "dia de luto nacional", e a Bolsa de Nova York não abrirá nesta data.

O funeral incluirá uma homenagem reunindo ex-presidentes em Houston, onde os Bush viveram durante anos, e, em seguida, em Washington, onde o corpo permanecerá no Capitólio entre segunda e quarta-feira, sendo trasladado posteriormente para College Station, Texas - onde se encontra a biblioteca presidencial de Bush -, para o enterro.

Trump e a primeira-dama, Melania, participarão do funeral na Catedral Nacional de Washington. Em "homenagem especial" a Bush, o presidente americano anunciou que irá enviar o avião presidencial para transportar o corpo de Houston para Washington.

bur-sst/ec/es/erl/arc/rsr/rbv/lb

Twitter