Topo

Nova demissão no governo britânico em razão do Brexit

01/12/2018 10h31

Londres, 1 dez 2018 (AFP) - Mais um membro do governo britânico anunciou, neste sábado (1), sua demissão, para expressar sua oposição ao acordo sobre o Brexit obtido pela primeira-ministra Theresa May com a União Europeia.

"Eu não posso continuar a apoiar o projeto para o Brexit da primeira-ministra", escreveu o secretário de Estado para a Ciência, Sam Gyimah, em uma coluna publicada no The Daily Telegraph.

Com o acordo de divórcio, concluído após 17 meses de duras negociações, "renunciamos à nossa voz, ao nosso voto e ao nosso direito de veto", ressaltou o deputado conservador, que havia defendido a manutenção do país na UE no referendo de junho de 2016.

A decisão de Theresa May de abandonar a ideia de obter acesso ao Galileo, o sistema de geolocalização por satélite europeu, foi fundamental para a demissão, apontou Gyimah. O Reino Unido irá desenvolver o seu próprio sistema de navegação por satélite.

O Reino Unido investiu no Galileo e "não vamos recuperar esse dinheiro", lamentou Gyimah em declaração à BBC.

Esta nova demissão de um membro do governo mostra a vulnerabilidade de Theresa May. O acordo de divórcio será votado em 11 de dezembro pelos deputados, que poderiam rejeitá-lo.