Topo

Israel liberta governador palestino de Jerusalém

02/12/2018 14h27

Jerusalém, 2 dez 2018 (AFP) - O governador palestino de Jerusalém, Adnan Gheith, detido há uma semana, foi libertado neste domingo, mas as autoridades israelenses impuseram a ele prisão domiciliar por três dias.

As autoridades palestinas condenaram a prisão, a segunda em pouco mais de um mês.

Segundo elas, constitui uma forma de pressão por parte dos israelenses para obter a libertação de um palestino-americano, Isam Aqel, detido em outubro pela Autoridade Palestina por seu envolvimento numa venda imobiliária a um comprador judeu em Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa.

O governador palestino de Jerusalém não exerce nenhuma autoridade na cidade, incluindo a parte Oriental anexada por Israel. Mas é um alto funcionário da administração palestina e seu domínio inclui uma parte da Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel, ao lado de Jerusalém.

As autoridades israelenses suspeitam que Gheith esteja envolvido na prisão de Isam Aqel e acreditam que ele colaborou com as forças de segurança da Autoridade Palestina em Jerusalém, apesar de não poderem operar na cidade, segundo Israel.

Segundo a mídia israelense, os palestinos acusam Isam Aqel de vender imóveis a um comprador judeu em Jerusalém Oriental. Esse tipo de transação é proibida pela Autoridade Palestina, preocupada com a judaização de certos bairros palestinos em Jerusalém.

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman, defensor das colônias israelenses nos territórios ocupados, pediu na quarta-feira a "liberação imediata" de Isam Aqel. As colônias israelenses nos territórios ocupados são consideradas ilegais pelo direito internacional.