Topo

México distribuirá documentos migratórios para milhares de migrantes

11/12/2018 20h20

México, 11 dez 2018 (AFP) - O México entregará milhares de documentos de "visitante por razões humanitárias" a integrantes da caravana de centro-americanos estacionada na fronteira com os Estados Unidos, e analisará seus pedidos de asilo, informou nesta terça-feira um alto funcionário.



"Entregamos cerca de 600 e estamos a caminho, esta semana, de fechar as 2.500 solicitações" de documentos, disse à imprensa Andrés Ramírez, que dirige a Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados (COMAR), em referência aos documentos de visitante, que têm um ano de validade.



Com este documento, os migrantes poderão circular livremente pelo território mexicano, ter acesso a serviços públicos e conseguir trabalho.



Segundo Ramírez, o governo poderá entregar entre 3.000 e 4.000 documentos migratórios para a caravana que partiu de San Pedro Sula, Honduras, no dia 13 de outubro passado, fugindo da violência e da pobreza em seu país.



De forma paralela, a COMAR começará a entrevistar os 3.500 solicitantes de asilo que entraram no México por Tapachula, fronteira com a Guatemala.



jg/lr