Topo

Primeira-ministra britânica enfrenta moção de confiança

12/12/2018 06h43

Londres, 12 dez 2018 (AFP) - A primeira-ministra britânica Theresa May enfrentará nesta quarta-feira uma moção de confiança, anunciou Graham Brady, que preside um comitê do Partido Conservador na Câmara dos Comuns.



O presidente do chamado Comitê 1922 informou que a votação dos deputados do Partido Conservador acontecerá entre 18h00 e 20h00 (16H00 e 18H00 de Brasília).



"Os votos serão apurados imediatamente e o resultado será anunciado o mais rápido possível durante a noite", afirmou Brady.



Se pelo menos 159 deputados - de um total de 316 - votarem contra a primeira-ministra, Theresa May terá que deixar o cargo.



Para organizar uma votação de confiança era necessário que 15% dos deputados de seu partido, ou seja 48, apresentassem um pedido neste sentido ao Comitê 1922, responsável pela organização interna dos 'tories'.



Incapaz de obter o apoio majoritário de seu partido ao acordo do Brexit com a União Europeia, alcançado no fim de novembro após 17 meses de árduas negociações, May decidiu adiar na última hora, na segunda-feira, a votação sobre o texto que estava prevista para terça-feira 11 de dezembro no Parlamento, pois temia uma derrota.



A estratégia arriscada provocou a revolta dos deputados britânicos, incluindo os parlamentares de seu próprio partido, que já estavam descontentes com o acordo.



Logo após o anúncio da notícia da moção de confiança contra a primeira-ministra, vários integrantes do governo expressaram apoio a May no Twitter.



"O cargo de primeiro-ministro é o mais difícil que se pode imaginar neste momento e a última coisa que o país precisa é uma longa e dura disputa pela liderança", tuitou o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.



O ministro do Interior, Sajid Javid, afirmou que Theresa May "é a melhor pessoa para conseguir que deixemos a União Europeia em 29 de março".



pau/oaa/jhd/zm/fp