Topo

Resgatados menores que atravessavam o Estreito de Gibraltar em pneu

15/12/2018 16h27

Madri, 15 dez 2018 (AFP) - Guarda-costas espanhóis resgataram neste sábado (15), na Baía de Algeciras, sul da Espanha, dois migrantes menores que tentavam atravessar o Estreito de Gibraltar usando um pneu de caminhão como barco, informou a guarda costeira espanhola.

Durante a manhã, "um telefonema do Marrocos para o Centro de Resgate Marítimo deu conta de que havia uma dupla de crianças boiando em um pneu de caminhão na Baía de Algeciras", disse um porta-voz deste serviço público à AFP.

Ao longo de 2018, pelo menos 743 migrantes morreram enquanto tentavam cruzar o Mediterrâneo para chegar à costa espanhola, o triplo do número de 2017, segundo um relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Mobilizamos uma embarcação de salvamento e avisamos todos os navios que estavam na área", explicou o porta-voz, que disse que "uma balsa ligou para o centro dizendo que os tinha avistado".

Desde o resgate, não foi citada nem a idade nem a nacionalidade dos dois menores.

Durante o outono, o mau tempo não impediu a chegada de migrantes à costa espanhola. A rota entre Marrocos e Espanha se transformou na principal porta de entrada para migrantes na Europa em 2018, com mais de 55.200 chegadas.

Por outro lado, a mais letal é aquela que une a Líbia à Itália, com 1.306 migrantes afogados quando tentavam chegar à costa italiana.

lbx/mr/eb/age/ap