Topo

Protestos por alta do preço do pão deixam 18 mortos em 8 dias no Sudão

27/12/2018 17h50

Cartum, 27 dez 2018 (AFP) - Dezoito pessoas foram mortas, incluindo membros das forças de segurança, durante manifestações contra o aumento do preço do pão que abalou o Sudão por oito dias, afirmaram autoridades.

Os protestos que começaram em 19 de dezembro também deixaram 219 feridos, disse o porta-voz do governo, Boshara Juma, segundo declarações transmitidas por uma emissora local.

Um partido de oposição havia dito anteriormente que houve 22 mortes por estes protestos.

Em 24 de dezembro, o presidente Omar al Bashir prometeu "reformas reais" aos sudaneses, enquanto o país vivia confrontos sangrentos após os protestos.

O movimento de protesto social afeta várias cidades do país, incluindo a capital, seu maior desafio desde que ele chegou ao poder, em 1989.

"O Estado fará reformas reais para garantir uma vida decente para os cidadãos", disse Bashir, de 74 anos, em uma reunião com os chefes dos serviços de segurança e inteligência, segundo a agência oficial de notícias Suna.

O chamado de greve foi lançado por profissionais de diferentes setores, e as manifestações são organizadas até tarde da noite em várias cidades, incluindo Omdurman, perto da capital, Cartum.

ab-jds/all/feb/pb/mb/ll