Ministra jordaniana pisa em bandeira de Israel e provoca indignação
Jerusalém, 30 dez 2018 (AFP) - O Ministério israelense das Relações Exteriores expressou a sua indignação neste domingo (30) depois que uma ministra jordaniana pisou em uma bandeira israelense em Amã, considerando que a havia "insultado".
Jumana Ghneimat, ministra de Estado encarregada da Informação e porta-voz do governo jordaniano, foi fotografada na semana passada enquanto pisoteava uma bandeira israelense desenhada no chão na entrada de um edifício de sindicatos, onde comparecia a uma reunião.
A bandeira está lá há vários anos para protestar contra a normalização das relações entre Jordânia e Israel, e a ocupação da Cisjordânia por este último há meio século, segundo funcionários sindicais.
O ministro israelense das Relações Exteriores "está preocupado com o incidente no qual uma ministra jordaniana insultou a bandeira israelense em Amã", apontou em um comunicado neste domingo.
O embaixador da Jordânia em Israel foi convocado neste domingo para dar "explicações", acrescentou o ministério.
O primeiro-ministro jordaniano, Omar al-Razzaz, teria entrado no edifício por uma porta lateral para participar da mesma reunião que Ghneimat.
A Jordânia assinou a paz com Israel em 1994 e é a única nação árabe, junto com o Egito, que mantém relações diplomáticas com este país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.