PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Explosão deixa dois mortos em shopping nas Filipinas

31/12/2018 13h55

Cotabato, Filipinas, 31 dez 2018 (AFP) - Dois homens morreram e pelo menos 32 pessoas ficaram feridos nesta segunda-feira (31) depois que uma bomba explodiu do lado de fora de um shopping na cidade de Cotabato, sul das Filipinas, informou a polícia.

A explosão fez com que os policiais revistassem o shopping, levando à descoberta de outra bomba suspeita, que foi destruída pelos especialistas em explosivos, informou o porta-voz da polícia local, o inspetor Rowell Zafra.

Uma vendedora ambulante está entre os falecidos e muitos dos feridos estavam comprando mercadorias para as festividades tradicionais do Ano Novo. Três dos feridos se encontram em estado crítico, disseram autoridades.

As janelas dos edifícios vizinhos foram destruídas pela explosão, segundo testemunhas.

Os investigadores não puderam dizer imediatamente que tipo de bomba foi usada ou apontar suspeitos.

Mas Zafra apontou que extremistas muçulmanos que declararam lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI) no Oriente Médio são ativos na periferia de Cotabato.

A região sul das Filipinas, em grande parte católica, foi abalada durante décadas por violentos grupos separatistas insurgentes muçulmanos.

Mais de 100.000 mortes foram reivindicadas pela rebelião, de acordo com uma contagem do governo.

A região também sofreu com banditismo, disputas sangrentas entre clãs poderosos e atividade de guerrilha comunista.

Em setembro e agosto, bombas explodiram na cidade de Isulan, 77 quilômetros ao sul de Cotabato, matando pelo menos três pessoas.

Autoridades disseram que o principal suspeito nessas explosões foi o grupo armado pró-EI Bangsamoro, grupo de defesa da liberdade islâmica (BIFF).

O presidente Rodrigo Duterte colocou a região sul de Mindanao sob lei marcial até o final de 2018, depois que militantes pró-EI tomaram a cidade de Marawi no ano passado.

No início deste mês, os legisladores aprovaram uma extensão dessa lei marcial até o final de 2019.

str/mm/kaf/cn/cb

Internacional