Topo

Combates entre jihadistas e rebeldes deixam 19 mortos na Síria

01/01/2019 18h55

Beirute, 1 Jan 2019 (AFP) - Ao menos 19 pessoas morreram nesta terça-feira em combates entre jihadistas e grupos rebeldes no norte da Síria, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os combates envolveram o grupo jihadista Hayat Tahrir al-Cham (HTS), controlado pelo antigo braço da Al-Qaeda, e uma coalizão de grupos rebeldes que ocupa o oeste da província de Aleppo, revelou o OSDH.

Os jihadistas do HTS acusaram na véspera o grupo rebelde Noureddine Zinki de matar cinco de seus combatentes, o que provocou uma ofensiva contra posições rebeldes.

Doze combatentes do HTS, cinco membros do grupo Noureddine Zinki e dois civis morreram nos confrontos, segundo o diretor da ONG, Rami Abdel Rahmane, que citou 35 feridos.

O grupo Noureddine Zinki é um dos principais integrantes da Frente Nacional de Libertação (FNL), a aliança rebelde mais importante na Síria e apoiada pela Turquia.

HTS e outros grupos jihadistas controlam mais da metade da província de Idleb, último grande bastião rebelde na Síria. O restante da região tem forte presença do FNL.

rh/hj/lr