EUA se preocupa por supostas irregularidades em eleição de Bangladesh
Washington, 1 Jan 2019 (AFP) - Os Estados Unidos mostraram nesta terça-feira (1) a sua preocupação pelas "informações críveis" que indicam que houve "assédio, intimidação e violência" nas semanas anteriores às eleições parlamentares de domingo em Bangladesh.
O Departamento de Estado americano pediu à Comissão Eleitoral de Bangladesh que "trabalhe de forma construtiva com todas as partes para abordar as denúncias de irregularidades".
O partido da primeira-ministra, Sheikh Hasina, e seus aliados conquistaram uma vitória esmagadora nas eleições de domingo. Mas a oposição, que apenas conseguiu seis dos 300 assentos no Parlamento, assegurou que as eleições foram fraudadas e pediu, sem sucesso, a sua repetição.
O dia da eleição foi marcado por tumultos nos quais pelo menos 17 pessoas morreram.
O Departamento de Estado americano parabenizou, no entanto, "as dezenas de milhões de bengaleses que votaram" e garantiu que Washington "continua totalmente comprometido com o futuro de Bangladesh e seu desenvolvimento democrático".
"Os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro em Bangladesh, o maior mercado único para as exportações bengalis e lar de uma ampla comunidade de americanos de origem bengali", lembrou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.