Topo

Manifestações em Hong Kong pedem democracia à China

01/01/2019 14h50

Hong Kong, 1 Jan 2019 (AFP) - Os defensores da democracia de Hong Kong iniciaram 2019 com uma grande manifestação para protestar contra o que chamam de ano sombrio para liberdades civis.

Uma multidão de milhares de pessoas - incluindo uma pequena comitiva de ativistas pela independência - protestou contra o desaparecimento das liberdades políticas, a crescente desigualdade e a percepção do governo local e principalmente com Pequim.

Uma Hong Kong semi-autônoma atualmente goza de liberdade de expressão e de imprensa segundo um acordo fechado com a Grã-Bretanha antes da entrega de 1997, mas cresce a preocupação de que esses direitos estejam sendo corroídos por uma China cada vez mais assertiva, governada pelo presidente Xi Jinping.

"Vivenciamos muitas coisas em 2018 - a sociedade, a política e a subsistência das pessoas regrediram. Não vejo esperança em 2019", afirmou o manifestante Kwan Chun-pong, 47 anos e gerente de uma linha de produção, falando à AFP.

Segundo a polícia, cerca de 3.200 pessoas participaram da marcha, enquanto os organizadores deram um número maior, de 5.500.

ey-jta/amu/cn