Topo

Trump afirma que 'essencialmente' demitiu Jim Mattis

02/01/2019 22h20

Washington, 3 Jan 2019 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que ele havia "essencialmente" demitido Jim Mattis, após o ex-chefe do Pentágono afirmar que renunciou ao cargo voluntariamente por várias divergências com o mandatário.

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca anterior a uma reunião de gabinete, Trump atacou seu ex-secretário de Defesa, quando o sucessor de Mattis, Patrick Shanahan, estava sentado ao seu lado.

"O que (Mattis) fez por mim? Como ele se saiu no Afeganistão?" - questionou Trump, lamentando a atual crise de segurança no Afeganistão e a quantia que a América gasta na nação devastada pela guerra.

"Eu não estou feliz com o que (Mattis fez) no Afeganistão e eu não deveria estar feliz", disse Trump.

"Desejo-lhe o melhor. Espero que ele se saia bem. Mas, como você sabe, o presidente Obama o demitiu e, essencialmente, eu também. Eu quero resultados", acrescentou.

É comum Trump fazer comentários humilhantes sobre ex-funcionários depois que eles deixaram o cargo, mas as críticas a Mattis são notáveis, já que o presidente muitas vezes declarou publicamente sua admiração pelo homem que chamou de "Mad Dog Mattis" ("cachorro louco").

Mattis, general reformado do Corpo de Fuzileiros Navais, era chefe do Comando Central quando Obama o demitiu em 2013 devido a suas opiniões agressivas sobre o Irã.

O general renunciou em 20 de dezembro, depois que Trump surpreendeu o establishment americano ordenando a retirada total das tropas da Síria.

Em sua carta de demissão, Mattis fez pouco esforço para esconder seus desacordos com Trump.

"Como você tem o direito de ter um secretário de Defesa cujas opiniões estão mais alinhadas com as suas, acredito que seja certo que eu deixe minha posição", disse Mattis na carta.

wat/cl/db