Topo

EUA quer garantir que 'turcos não massacrem curdos' na Síria

03/01/2019 20h41

Washington, 3 Jan 2019 (AFP) - Os Estados Unidos estão falando com a Turquia para garantir que os turcos não "massacrem" os curdos na Síria quando as tropas americanas se retirarem, disse nesta quinta-feira o secretário americano de Estado, Mike Pompeo.

"A importância de garantir que os turcos não massacrem os curdos, a proteção das minorias religiosas na Síria, todas essas coisas continuam sendo parte do conjunto da missão americana", disse Pompeo a Newsmax, um site de opinião e notícias dos Estados Unidos popular entre os conservadores.

Pompeo não forneceu um cronograma para a retirada dos Estados Unidos, para evitar que os "adversários" do país "saibam precisamente" quando as tropas deixarão o território sírio.

Antes do Natal, o presidente dos Estados Unidos surpreendeu ao anunciar a saída de cerca de 2.000 soldados mobilizados na Síria para combater os jihadistas do grupo Estado Islâmico.

A decisão desagradou vários aliados de Washington e provocou a renúncia do secretário de Defesa, Jim Mattis, e do enviado especial dos Estados Unidos à coalizão internacional antijihadista, Brett McGurk.

Desde então, Donald Trump afirmou que a retirada será feita ao longo de um período de tempo e não "da noite para o dia", aparentemente cedendo aos chamados a evitar uma saída precipitada.

A saída dos Estados Unidos representa uma ameaça para os combatentes curdos que até agora tinham se aliado a Washington na luta contra os jihadistas.

Ancara não oculta sua intenção de lançar uma ofensiva contra eles para evitar a formação, às suas portas, de um embrião do estado curdo, que provavelmente reviveria o separatismo dos curdos na Turquia.

fff/elm/mps/ll/db