Conselho de Segurança da ONU aborda eleições na RD Congo
Nações Unidas, Estados Unidos, 4 Jan 2019 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU se reuniu a portas fechadas nesta sexta-feira (4) a portas fechadas para tratar das eleições na República Democrática do Congo, à espera dos resultados oficiais.
A França solicitou o encontro depois que a União Europeia (UE) e a União Africana (UA) exigiram das autoridades congolesas que respeitem o resultado das eleições no domingo.
A princípio, os resultados seriam divulgados no próximo domingo, mas isto poderia ser adiado.
A eleição poderia representar a primeira transição política pacífica no maior país da África Subsaariana desde au independência em 1960.
O pleito foi adiado várias vezes depois que o presidente Joseph Kabila se manteve no poder ao invés de deixar o cargo no fim de 2016.
O presidente não se apresentou para estas eleições, nas quais concorreram 21 candidatos, entre eles o sucessor eleito por Kabila, o ex-ministro do Interior, Emmanuel Ramazani Shaday.
Na quinta-feira, a conferência episcopal congolesa (CENCO) assegurou que conhece o nome do vencedor e pediu à Comissão eleitoral que proclame os resultados de forma "respeitosa com a verdade".
Os Estados Unidos exigiram que as autoridades congolesas publiquem resultados "certeiros" e advertiu para possíveis sanções contra "aqueles que socavem o processo democrático".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.