Google transferiu quase EUR 20 bi para Bermudas em 2017, diz jornal
Haia, 4 Jan 2019 (AFP) - A Google transferiu, em 2017, cerca de 19,9 bilhões de euros da Holanda para uma empresa-fantasma nas Bermudas para evitar pagar bilhões em tributos, segundo documentos oficiais publicados pelo jornal financeiro holandês FD.
A Google, filial da Alphabet Inc., transferiu 4 bilhões a mais que em 2016 para as Bermudas, consideradas um paraíso fiscal.
Esses dados são provenientes das contas anuais da Google Netherlands Holding, com sede na Holanda, entregues à Câmara de Comércio no fim de 2018.
Esta técnica de otimização fiscal consiste em transferir as receitas de uma filial na Irlanda para uma empresa holandesa sem funcionários e em seguida para uma empresa-fantasma nas Bermudas, de posse de outra companhia também registrada na Irlanda.
"Pagamos todos os nossos impostos e cumprimos as normas fiscais de todos os países do mundo nos quais operamos", afirmou a Google em nota.
Google, Apple, Facebook, Amazon e outras grandes tecnológicas são acusadas de pagar poucos impostos através da da otimização fiscal e de mecanismos financeiros.
cvo/lth/pc/erl/ll
APPLE INC.
Alphabet Inc.
AMAZON.COM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.