Pentágono recebe novo pedido de apoio na fronteira com o México
Washington, 4 Jan 2019 (AFP) - O Pentágono informou, nesta sexta-feira (4), que recebeu um novo pedido do Departamento de Segurança Nacional (DHS) para apoiar os guardas de fronteira com a chegada de migrantes, sem especificar se mais tropas serão enviadas para a fronteira com o México.
"Recebemos um novo pedido de assistência do DHS hoje", disse um funcionário do Pentágono que pediu anonimato.
Embora não tenha especificado o conteúdo do pedido, indicou que o DHS requer capacidades para realizar uma missão específica, e que o Pentágono determinará quais equipamentos e pessoal serão necessários para realizar essa missão.
Cerca de 5.600 soldados permanecem estacionados ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México para apoiar a guarda de fronteira.
Esse desdobramento foi anunciado pelo presidente Donald Trump antes das eleições legislativas de 6 de novembro, com o objetivo de neutralizar a chegada de milhares de migrantes vindos da América Central.
A operação terminaria em meados de dezembro. No entanto, o DHS pediu ao Pentágono a prorrogação até 31 de janeiro, sob a alegação de que há uma "ameaça contínua" na fronteira.
De acordo com vários meios de comunicação americanos, os soldados poderiam ser mobilizados ao longo da fronteira na Califórnia e Arizona.
Uma fonte militar que pediu anonimato disse que a solicitação do DHS não prevê implantações após 31 de janeiro.
Trump recebeu nesta sexta-feira democratas e republicanos eleitos para tentar acabar com o "shutdown", que paralisa parcialmente o governo federal dos Estados Unidos, após a instalação de um novo Congresso, não querendo comprometer seu projeto de muro para conter imigração ilegal.
sl/AB/rbv/mls/mr/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.