Pompeo espera reunião Trump-Kim em breve, mas sem acordo final
Washington, 4 Jan 2019 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, voltou a manifestar seu otimismo, na quinta-feira (4), de que em breve será realizada uma segunda cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, mas disse duvidar de que se alcance um acordo histórico.
Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ter recebido uma "grande carta" do líder norte-coreano e se gabou da relação entre ambos.
Trump e Kim Jong-un se reuniram em junho em Singapura.
"Há muito trabalho por fazer, mas acredito que, em um curto período de tempo, o presidente Trump e o presidente Kim terão a oportunidade de se reunirem novamente", disse Pompeo ao apresentador da rede Fox News, Sean Hannity.
Pompeo disse ainda que a cúpula servirá para "criar um Estados Unidos realmente muito melhor e mais seguro, com menos ameaças, não apenas do lançamento de armas nucleares, como de proliferação nuclear".
Ao ser questionado sobre se a próxima cúpula levará a um acordo duradouro, Pompeo admitiu: "Me surpreenderia se fizéssemos todo o caminho nesta reunião, mas seria fantástico se conseguíssemos".
Na primeira reunião, Trump e Kim concordaram em trabalhar para a desnuclearização da península coreana, mas sem um acordo aparente sobre o que isso significa.
Os Estados Unidos continuam a pressionar a Coreia do Norte para que se livre de suas armas nucleares até começar a diminuir as sanções econômicas impostas a Pyongyang.
Kim quer benefícios econômicos imediatos e um fim formal da Guerra da Coreia de 1950-53.
sct/dw/dga/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.