Trem especial da Coreia do Norte chega à China
Seul, 7 Jan 2019 (AFP) - Um trem especial da Coreia do Norte entrou na China nesta segunda-feira, informou a agência de notícias Yonhap, provocando especulações de que o líder, Kim Jong Un, possa estar a caminho de Pequim.
O trem cruzou a fronteira por volta das 22h15, horário local (11h15 de Brasília), e é esperado na capital chinesa na terça-feira de manhã, de acordo com a principal agência de notícias sul-coreana, citando uma fonte ligada ao governo.
A China é o aliado diplomático importante da Coreia do Norte e o principal parceiro comercial de Pyongyang. Kim visitou três vezes o líder chinês Xi Jinping.
Nenhuma dessas três viagens foi anunciada antecipadamente, e os indícios do primeiro deles - em março, antes do encontro entre Kim com o presidente sul-coreano, Moon Jae in ou com o americano Donald Trump - foram revelados quando o trem foi avistado em Pequim.
Na cidade fronteiriça chinesa de Dandong, dezenas de veículos de segurança e agentes bloquearam as ruas ao redor da estação ferroviária antes de o trem norte-coreano passar.
Não foi possível confirmar se algum funcionário norte-coreano estava a bordo do comboio.
kjk/slb/fa/age/mb/cn/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.