Holanda acusa Irã de envolvimento em dois assassinatos
Haia, 8 Jan 2019 (AFP) - O governo holandês acusou nesta terça-feira o Irã de estar envolvido em assassinatos de dois holandeses de origem iraniano cometidos na Holanda em 2015 e 2017, respectivamente.
O AIVD, os serviços de inteligência holandeses, tem sólidos indícios de que o Irã estava envolvido na morte de dois cidadãos holandeses de origem iraniana em Almere em 2015 e em Haia em 2017, segundo carta enviada ao parlamento, e assinada pelos ministros holandeses das Relações Exteriores e do Interior.
As duas vítimas, identificadas como Ali Motamed, de 56 anos, e Ahmad Molla Nissi, de 52, eran opositores ao regime iraniano, segundo o executivo de haia, que também anunciou sanções adotadas nesta terça-feira pela União Europeia contra o Irã.
Estas incluem o congelamento de fundos e ativos para o ministério da Inteligência e Segurança do Irã (Mois).
A Holanda expulsou dois funcionários da embaixada iraniana em junho, sem revelar as razões.
Em outubro de 2018, ele ligou para seu embaixador em Teerã para consultas depois de ter frustrado um projeto de "ataque" em território holandês contra oponentes iranianos.
Por sua vez, no final de junho de 2018, as autoridades francesas anunciaram que haviam frustrado um ataque organizado pelos serviços secretos iranianos na França contra um grupo de opositores iranianos.
bur-cvo/dk/me/mb/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.