UE impõe sanções ao Irã após assassinatos na Europa
Haia, 9 Jan 2019 (AFP) - A União Europeia adotou nesta terça-feira sanções contra os serviços de inteligência iranianos e dois de seus dirigentes acusados de envolvimento em uma série de assassinatos de dissidentes na Holanda, Dinamarca e França.
Esta decisão, adotada por unanimidade dos estados membros, ocorre no momento em que Haia acusa o Irã de envolvimento nas mortes de dois holandeses de origem iraniana ocorridas na Holanda em 2015 e 2017, razão pela qual expulsou dois diplomatas iranianos.
As sanções envolvem a "Direção de Segurança Interna" da Inteligência do Irã e dois diretores desta instituição, incluindo seu chefe, Saeid Hashemi Moghadam, precisou o ministério das Relações Exteriores da Dinamarca.
Isto significa que seus ativos na UE foram congelados.
Com base em informação dos serviços de Inteligência de vários países europeus, a UE avalia ser provável que o Irã esteja envolvido em assassinatos e conspirações no território europeu.
O AIVD, os serviços de inteligência holandeses, tem sólidos indícios de que o Irã estava envolvido na morte de dois cidadãos holandeses de origem iraniana em Almere em 2015 e em Haia em 2017.
As duas vítimas, identificadas como Ali Motamed, de 56 anos, e Ahmad Molla Nissi, de 52, eram opositores ao regime iraniano, segundo o executivo em Haia.
A Holanda expulsou dois funcionários da embaixada iraniana em junho, sem revelar as razões.
bur-cvo/dk/me/mb/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.