Daniel Ellsberg recebe prêmio Olof Palme por divulgar arquivos do Pentágono
Estocolmo, 9 Jan 2019 (AFP) - O ex-analista militar americano Daniel Ellsberg, que vazou documentos confidenciais sobre a guerra do Vietnã, recebeu nesta quarta-feira o prêmio Olof Palme de Direitos Humanos 2018.
O júri reconheceu o "profundo humanismo e coragem moral excepcional" de Ellsberg, 87 anos, que há quase meio século permitiu o vazamento de milhares de documentos, revelando as mentiras que os governos dos Estados Unidos divulgaram para o público durante a guerra do Vietnã.
"Ele era consciente de que enfrentava uma dura condenação à prisão e pôs sua carreira em risco. Apesar das consequências, sua decisão permitiu a saída de um governo que mentia, e com o encurtamento de uma guerra ilegal se salvou um número incalculável de vidas", acrescentou o júri.
Sua história foi contada em vários filmes de Hollywood, incluindo "The Post - A Guerra Secreta", de Steven Spielberg (2017).
O prêmio Olof Palme é concedido todos os anos por iniciativa do movimento trabalhista da Suécia. O vencedor recebe 75.000 dólares.
po-str/gab/cac/age/mb/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.