Topo

Petróleo decola após redução de exportações sauditas

09/01/2019 19h53

Nova York, 9 Jan 2019 (AFP) - O petróleo teve nesta quarta-feira sua melhor sessão em suas semanas, a oita seguida em alta, após a Arábia Saudita - maior exportador do mundo - confirmar a redução de suas exportações da commodity.

O barril de Brent do Mar do Norte para março fechou a 61,44 dólares na Bolsa Intercontinental de Londres (ICE), uma alta de 2,72 dólares.

No Nymex, em Nova York, o barril de "light sweet crude" (WTI) para fevereiro teve alta de 2,58 dólares, a 52,36 dólares.

Crescendo mais de 20% nas últimas duas semanas, após oito altas consecutivos, ambas cotações voltaram a seus níveis de meados de dezembro - antes de os preços despencarem no fim do ano.

Nesta quarta, o Brent e o WTI também superaram a barreira dos 60 e dos 50 dólares, respectivamente.

O impulso desta sessão veio da Arábia Saudita, líder da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que anunciou uma redução de suas exportações em 10% em janeiro para estabilizar os mercados.

O maior exportador de petróleo do mundo reduzirá suas exportações em 800 mil barris por dia em janeiro para 7,2 milhões de barris - ante 8 milhões de barris diários em novembro -, disse o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid Al Falih.

No fim de 2018, os preços do petróleo caíram ao nível mais baixo em um ano e meio, a 49,93 dólares o barril de Brent e 42,36 o WTI.

js/ktr/pc/mb/mps7gm/ll