Topo

Pompeo se reúne com líderes iraquianos em visita surpresa a Bagdá

09/01/2019 09h02

Bagdá, 9 Jan 2019 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, chegou a Bagdá nesta quarta-feira (9), em uma visita inesperada durante a qual se reuniu com o presidente do Parlamento e com outros dirigentes iraquianos - informou um porta-voz da Assembleia Nacional.

Segunda etapa de uma turnê regional que começou na Jordânia, a visita de Pompeo a Bagdá acontece menos de duas semanas depois da viagem surpresa do presidente Donald Trump às tropas americanas. Ele foi criticado por não incluir na agenda um encontro com as autoridades iraquianas.

Pompeo se reuniu com o presidente do Parlamento iraquiano, Mohammed al-Halbusi, e com outras autoridades, de acordo com um comunicado da Assembleia Nacional.

Em dezembro de 2017, o Iraque anunciou sua "vitória" frente ao Estado Islâmico (EI), mas o grupo ainda conta com células clandestinas nas zonas montanhosas e desérticas do país, sobretudo, ao longo da fronteira com a Síria, e comete ataques.

Além da Jordânia e do Iraque, Pompeo visitará Egito, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Arábia Saudita, Omã e Kuwait, informa o departamento de Estado.

sbh-sf/feb/erl/zm/tt