Seis 'suspeitos' morrem em operação em região xiita na Arábia Saudita
Riade, 9 Jan 2019 (AFP) - As forças policiais sauditas mataram seis suspeitos durante uma operação na região de Qatif, de maioria xiita, informou nesta quarta-feira um porta-voz da Segurança do estado.
"Em uma operação preventiva lançada no início de segunda-feira, uma casa na aldeia de Jish, na província de Qatif, foi cercada. Sete pessoas estavam dentro, elas se recusaram a sair e atiraram. As forças de segurança responderam, matando seis (suspeitos) e capturando um sétimo", declarou o porta-voz.
Cinco membros das forças de segurança também ficaram levemente feridos e não houve vítimas civis, segundo a mesma fonte.
O porta-voz acrescentou que sete metralhadoras, três bombas e uma pistola, bem como grandes quantidades de munição e 22 telefones celulares foram apreendidos nesta operação.
A casa, descrita como um "ninho de terroristas", foi descoberta após a análise de informações obtidas pelos serviços de segurança, explicou o porta-voz, afirmando que seus ocupantes estavam planejando uma "operação criminosa iminente" contra projetos de desenvolvimento na região de Qatif.
A região tem sofrido distúrbios recorrentes desde 2011, quando foi abalada por um forte movimento de protesto em meio à 'Primavera Árabe'.
A região também foi reduto do dignitário xiita Nimr al Nimr, crítico virulento do regime saudita, figura do movimento de protesto, e executado em janeiro de 2016 por "terrorismo".
A comunidade xiita representa, segundo estimativas, entre 10 e 15% dos 32 milhões de sauditas, mas o poder, dirigido por uma dinastia sunita, não publica estatísticas oficiais.
abh-ny/dm/dr/pa/mb/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.