Opositor Félix Tshisekedi é eleito presidente da Rep. Democrática do Congo

O candidato da oposição Félix Tshisekedi venceu as eleições presidenciais na República Democrática do Congo, informou nesta quinta-feira (10) a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
"Tendo obtido 7.051.013 votos expressados validamente, ou 38,57%, é proclamado provisoriamente presidente eleito da República Democrática do Congo Tshisekedi Tshilombo Félix", declarou o presidente da CENI, Corneille Nangaa.
O resultado, inédito na República Democrática do Congo, ainda pode ser questionado na Corte Constitucional.
A eleição de Tshisekedi representa a primeira transição política pacífica no maior país da África Subsaariana desde sua independência, em 1960.
O pleito foi adiado várias vezes desde que o presidente Joseph Kabila se aferrou ao poder no final de 2016, quando deveria entregar o cargo.
Kabila estava no poder desde o assassinato de seu pai e predecessor, Laurent-Désiré, em 16 de janeiro de 2001.
O presidente não se apresentou para estas eleições, nas quais concorreram 21 candidatos, entre eles o sucessor escolhido por Kabila, o ex-ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary.
Segundo os resultados oficiais, Tshisekedi ficou à frente de outro candidato da oposição, Martin Fayulu, e Ramazani Shadary ocupou a terceira posição.
Tshisekedi é filho do histórico líder da oposição Etienne Tshisekedi, falecido em 1º de fevereiro de 2017 em Bruxelas.
Nos últimos dias, Tshisekedi homenageou Kabila por ter se retirado, o que provocou rumores sobre uma aproximação entre os dois ou até um acordo com o poder.
Os Estados Unidos haviam ameaçado com possíveis sanções contra qualquer tentativa de subverter "o processo democrático".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.