Topo

Turquia lançará ofensiva na Síria, se retirada dos EUA for adiada, diz chanceler

10/01/2019 09h06

Istambul, 10 Jan 2019 (AFP) - A Turquia lançará uma ofensiva no norte da Síria, se a retirada das tropas americanas desse setor for adiada - advertiu o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

Se a retirada dos Estados Unidos "for adiada com desculpas ridículas que não refletem a realidade, do tipo 'os turcos vão massacrar os curdos', aplicaremos nossa decisão" de lançar uma operação no norte da Síria, declaro o chanceler Cavusoglu, em entrevista à rede NTV.

Cavusoglu se referia às declarações do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que afirmou, em 3 de janeiro, que Washington quer se assegurar de que "os turcos não massacrem os curdos" na Síria, após a saída das tropas dos Estados Unidos.

Em dezembro passado, o presidente americano, Donald Trump, anunciou a retirada dos cerca de 2.000 soldados estacionados na Síria, surpreendendo os aliados de Washington.

Este anúncio fez a Turquia adiar uma ofensiva que pretendia lançar em meados de dezembro no norte da Síria contra as milícias curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG).

Essas milícias são aliadas de Washington na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI). Ancara as considera "terroristas" por seus vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que trava uma guerra no território turco desde 1984.

fo/ezz/lch/tt