Topo

EUA liderará em fevereiro na Polônia uma cúpula centrada no Irã

11/01/2019 11h40

Washington, 11 Jan 2019 (AFP) - Os Estados Unidos liderarão em fevereiro uma cúpula internacional na Polônia para promover a estabilidade no Oriente Médio, centrada na influência do Irã na região, anunciou o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo.

"Vamos reunir dezenas de países do mundo inteiro", anunciou Pompeo em uma entrevista divulgada nesta sexta-feira (11) pelo canal de televisão Fox News, realizada durante uma viagem do secretário de Estado americano à região.

O encontro, que acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro na Polônia, se centrará "na estabilidade, paz, liberdade e segurança no Oriente Médio", explicou o chefe da diplomacia. "E isso inclui um elemento importante que é assegurar que o Irã não tenha uma influência desestabilizadora", acrescentou.

Pompeo chegou nesta sexta ao Bahrein, a primeira etapa de uma viagem às monarquias petroleiras do Golfo. Antes havia viajado à Jordânia, ao Iraque e ao Egito.

Com essa viagem, Washington tenta estreitar alianças que, em algumas ocasiões, ficaram danificadas por acontecimentos recentes, como o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi na Turquia e o anúncio da retirada americana da Síria.