EUA: Riad reafirma que assassinos de Khashoggi prestarão contas
Riade, 14 Jan 2019 (AFP) - Os dirigentes sauditas reafirmaram seu compromisso de que os assassinatos do jornalista Jamal Khashoggi prestarão contas, afirmou, em Riad, o secretário de Estado americano Mike Pompeo.
"O príncipe herdeiro e o rei Salmán reconhecem que eles devem ser responsabilizados ... Falam de um processo que está ocorrendo atualmente e reiteraram seu compromisso", afirmou Pompeo depois de se encontrar com os dois líderes sauditas.
"Eles ainda estão trabalhando no processo de estabelecer os fatos e os Estados Unidos também continuam trabalhando (com eles)", acrescentou.
"O que esperamos é muito claro", ressaltou, evocando um "compromisso contínuo de processar todos aqueles que estão ligados" ao assassinato do jornalista no dia 2 de outubro no consulado saudita em Istambul.
Pompeo assegurou ainda que os sauditas jamais renunciaram a esse objetivo "desde a primeira vez que falamos do assunto".
O julgamento dos 11 suspeitos foi aberto em 3 de janeiro na Arábia Saudita e o procurador-geral pediu a pena de morte contra cinco dos réus.
Por sua vez, Washington puniu 17 autoridades sauditas.
Mas mais de três meses após o assassinato, o corpo do correspondente do jornal The Washington Post ainda não foi encontrado, e igualmente existem pontos a serem esclarecidos, como a identidade dos instigadores desta operação realizada um comando de 15 agentes sauditas .
Depois de Riad, Pompeo viajou para Omã e depois iria para o Kuwait para fechar a turnê de oito dias por nove países.
Mas teve de cancelar sua visita ao Kuwait nesta terça-feira para retornar aos Estados Unidos por causa do falecimento de um familiar, informou seu porta-voz.
fff/ras/mh/hj/pa/pb/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.