Mergulhadores acham a segunda caixa preta do avião da Lion Air
Jacarta, 14 Jan 2019 (AFP) - Uma equipe de mergulhadores encontrou a segunda caixa preta do avião da Lion Air que caiu na costa da Indonésia em 29 de outubro, deixando 189 mortos, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades indonésias.
A gravação das comunicações da tripulação ajudará os investigadores a entender por que o aparelho, que acabara de entrar em serviço, caiu no mar 13 minutos depois de decolar de Jacarta.
A primeira caixa preta, que contém os registros dos dados técnicos, foi encontrada logo após o acidente e mostrou que houve problemas com o velocímetro.
Durante o último voo do Boeing, os pilotos perguntaram aos controladores de tráfego qual era a velocidade e a altitude do avião, e eles disseram que tinham "problemas de controle de vôo", de acordo com o relatório preliminar dos pesquisadores indonésios.
O aparelho havia sofrido problemas semelhantes em um voo anterior, aparentemente devido às medições erradas fornecidas pelos captadores, mas os pilotos entraram em piloto automático para recuperar o controle do dispositivo.
Os investigadores não explicaram por que os pilotos do último vôo JT610 não puderam fazer o mesmo.
A Boeing estabeleceu um novo sistema antitravamento nos modelos mais recentes do seu 737-MAX.
Mas um mau funcionamento da AOA pode resultar em um resultado fatal e forçar os pilotos a ter que recuperar o controle das máquinas.
Segundo especialistas em aviação, as caixas pretas permitem que 90% das causas dos acidentes sejam esclarecidas.
rws/hp/lgo/ybl/sgf/cn
BOEING
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.