Trump diz que 'nunca trabalhou para a Rússia'
Washington, 14 Jan 2019 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, assegurou nesta segunda-feira (14) que "nunca trabalhou para a Rússia", após as revelações do jornal "The New York Times" sobre a abertura em 2017 de um inquérito pelo FBI para determinar se ele agiu em nome de Moscou.
"Eu nunca trabalhei para a Rússia", declarou.
"Eu acho uma vergonha que vocês façam esta pergunta", acrescentou ele antes de voar para Nova Orleans, Louisiana.
De acordo com o NYT, a investigação do FBI (a Polícia Federal americana), que tinha um componente de contrainteligência e outro penal, começou depois de o presidente demitir o então diretor da agência, James Comey, em maio de 2017.
A investigação do FBI foi rapidamente absorvida pela do procurador especial Robert Mueller sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016.
"As pessoas que lançaram esta investigação (...) o fizeram, eu imagino, porque eu demiti Comey, o que foi ótimo para o nosso país", disse Trump.
Perguntado sobre as informações do jornal "The Washington Post" de que ele procurou esconder os detalhes de suas conversas com seu colega russo, Vladimir Putin, o presidente americano negou ter feito isso.
"Eu não sei nada sobre isso, é um monte de Fake News (...) Foi um encontro de sucesso", afirmou, aparentemente referindo-se à cúpula de Helsinque em julho de 2018 com Putin.
Após esse encontro, Trump também provocou críticas, mesmo em seu próprio campo, por ter sido particularmente conciliador em relação a Putin em uma coletiva de imprensa conjunta.
Trump nega categoricamente o conluio com a Rússia e critica regularmente a investigação de Mueller, chamada por ele de "caça às bruxas".
A investigação, que ainda está em andamento, resultou em múltiplas acusações e condenações, particularmente de ex-colaboradores próximos do presidente.
jca/elm/mr/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.