Trump exorta Turquia a não 'maltratar' curdos
Washington, 15 Jan 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira a seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que "não maltrate os curdos", em um telefonema entre os dois líderes, revelou a Casa Branca.
"O presidente manifestou sua vontade de trabalhar para responder às preocupações da Turquia em matéria de segurança no nordeste da Síria, destacando a importância para os Estados Unidos de que a Turquia não maltrate os curdos ou qualquer outra força democrática com as qual combateu o Estado Islâmico".
O pedido de Trump envolve diretamente as Unidades de Proteção Popular (YPG), grupo de milícias curdas que Ancara considera "terrorista" mas que Washington apoiou na luta contra a organização extremista Estado Islâmico.
Ancara não esconde a sua intenção de lançar uma operação militar contra as YPG, mas Washington tenta, desde o seu anúncio de retirada da Síria, em dezembro, tranquilizar os seus aliados.
Na mesma conversa, Trump e Erdogan "abordaram a ideia da criação de uma zona de segurança sem terrorismo no norte" da Síria, de acordo com um comunicado da presidência turca.
Trump evocou no domingo, em um tuíte, a criação na Síria de uma "zona de segurança" de 30 quilômetros de distância. Seu secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou nesta segunda, após uma visita à Arábia Saudita, que se trataria de uma área ao longo da fronteira entre Turquia e Síria para defender ambas as partes, turcos e curdos.
O chefe da diplomacia turca, Mevlüt Cavusoglu, por sua vez, assegurou nesta segunda que a Turquia "não é contra" este projeto.
Durante a sua conversa com Trump, Erdogan assegurou ao seu homólogo americano que a Turquia está preparada para fornecer "qualquer tipo de apoio" aos Estados Unidos em sua retirada da Síria.
No domingo, Trump ameaçou no Twitter "devastar a Turquia economicamente se atacar os curdos". Mas, segundo um comunicado da presidência turca, ambos os líderes acordaram em sua conversa fortalecer as relações econômicas entre os países.
lsb/sg/eg/age/mb/cb/mvv
jca/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.