Topo

China: são 'irresponsáveis' declarações de Trudeau sobre condenação de canadense

15/01/2019 07h54

Pequim, 15 Jan 2019 (AFP) - A China denunciou, nesta terça-feira (15), as "declarações irresponsáveis" do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, após a condenação de um canadense à morte por tráfico de drogas.

"Pedimos à parte canadense que respeite o Estado de direito, que respeite a soberania judicial da China, que corrija seus erros", declarou à imprensa a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying.

O canadense Robert Lloyd Schellenberg, de 36 anos, foi condenado à pena capital na segunda-feira, uma sentença anunciada em meio a uma crise diplomática cada vez mais profunda entre Ottawa e Pequim.

Robert Lloyd Schellenberg havia sido condenado em primeira instância a 15 anos de prisão. Neste novo julgamento, a Justiça chinesa considerou que se tratava de uma pena muito "indulgente".

Ontem, Trudeau declarou que é "muito preocupante" que uma corte chinesa tenha condenado um cidadão canadense "arbitrariamente" à morte por acusações de tráfico de drogas.

"É muito preocupante para nós, como governo, assim como deveria ser para todos os nossos amigos e aliados internacionais, que a China tenha decidido arbitrariamente aplicar a pena de morte em casos como este, de um canadense", disse Trudeau, em uma entrevista coletiva, após a condenação de Schellenberg.

rwm/ehl/jg/phv/zm/erl/tt