EUA prorroga até setembro presença de soldados na fronteira
Washington, 15 Jan 2019 (AFP) - O governo dos Estados Unidos prorrogará até o dia 30 de setembro a presença de militares na fronteira com o México para auxiliar às autoridades diante do fluxo migratório irregular, anunciaram funcionários nesta segunda-feira.
Como parte da decisão de prorrogar a missão além do prazo inicial, de 31 de janeiro, o Pentágono informou estar "iniciando a transição de seu apoio na fronteira sudoeste de reforço nos pontos de entrada e vigilância", assim como instalando barreiras de arame farpado ao longo da fronteira.
"O departamento de Defesa continuará dando apoio aéreo" na fronteira, acrescenta a declaração.
O Pentágono tem 2.350 soldados ativos estacionados ao longo da fronteira, mobilizados após uma polêmica ordem emitida pelo presidente Donald Trump no ano passado, antes das eleições de meio de mandato.
Além dos militares, cerca de 2.200 membros da Guarda Nacional apoiam as operações na fronteira.
O papel da tropa tem sido principalmente levantar quilômetros de cercas de arame farpado ao longo de pontos de entrada conhecidos.
Trump tem sido irredutível em sua exigência de construir um muro na fronteira, provocando um impasse político e a paralisação parcial do governo devido a falta de orçamento.
sl-oh/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.