Trump deseja retirar EUA da Otan, segundo NYT
Washington, 15 Jan 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já manifestou em várias ocasiões seu desejo de abandonar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), revela nesta terça-feira o jornal The New York Times.
Segundo o jornal, Trump disse a altos funcionários que não vê sentido na Otan, a histórica aliança militar criada pelos países ocidentais após a Segunda Guerra Mundial.
Trump já questionou em várias ocasiões os 29 membros desta aliança por não gastar dinheiro suficiente em defesa.
Antes de assumir a presidência, chegou a declarar que a Otan estava "obsoleta", e após uma polêmica cúpula da organização, em julho, colocou em dúvida se os Estados Unidos cumpririam com o princípio de defesa mútua da aliança em um eventual conflito com Montenegro, seu membro mais recente.
Mas Eric Pahon, porta-voz do Pentágono, informou que os Estados Unidos permanecem "100%" comprometidos com a Aliança. "A Otan continua sendo o pilar da segurança transatlântica".
A Otan, que faz 70 anos em 2019, tem se dedicado à segurança da Europa durante décadas, primeiro diante da União Soviética e depois frente ao expansionismo russo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.