Kremlin considera estúpida acusação de que Trump é um agente russo
Moscou, 16 Jan 2019 (AFP) - O Kremlin considera que acusar o presidente americano, Donald Trump, de ser um agente russo é estúpido, indicou nesta quarta-feira (16) um conselheiro da presidência russa em plena polêmica sobre os seus supostos vínculos com Moscou.
Trump negou novas as informações de que teria escondido detalhes de conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, e que asseguram que o Birô Federal de Investigações (FBI) dos Estados Unidos busca determinar se Trump trabalha para Moscou.
"Por que comentar essa estupidez? Como o presidente dos Estados Unidos poderia ser um agente de outro país?", disse o conselheiro presidencial russo Yuri Uchakov a jornalistas.
Uchakov acrescentou que as relações com os Estados Unidos são muito ruins e que "nada foi feito para melhorar" desde a eleição de Donald Trump, em novembro de 2016.
O chanceler russo, Serguei Lavrov, explicou nesta quarta-feira que é "difícil entender o que passa em torno dessas acusações" contra Trump.
"Não posso acreditar que os jornalistas nos Estados Unidos se ocupem desses problemas", declarou em coletiva de imprensa.
Segundo o New York Times, o FBI abriu uma investigação, que logo foi incorporada à do procurador especial Robert Mueller sobre as suspeitas de conluio entre Moscou e a equipe de campanha do candidato republicano à eleição presidencial de 2016.
- 'Nenhum vazamento' -O próprio Trump se defendeu na segunda-feira diante dos jornalistas na Casa Branca: "Nunca trabalhei para a Rússia e acho que é uma vergonha me fazerem essa pergunta".
Trump criticou esta informação como "grande quantidade de notícias falsas" e chamou os líderes do FBI na época, que decidiram investigá-lo, de "sem vergonhas".
O Washington Post também informou sobre as precauções que Trump teria tomado para esconder detalhes de suas conversas com Putin.
Segundo o jornal americano, Trump atuou pessoalmente para evitar que as notas tomadas por seu intérprete durante os encontros individuais com Putin fossem compartilhadas com ajudantes. Supostamente levou as notas e ordenou ao intérprete que não divulgasse o conteúdo.
A Casa Branca nega as informações do Washington Post e a porta-voz Sarah Sanders as chamou de "tão escandalosamente inexatas que sequer merecem uma resposta".
Nesta quarta-feira, o chanceler russo, Serguei Lavrov, se questionou sobre o fato de a complexa investigação estar quase à prova de vazamentos, insinuando que isto significa que o procurador Mueller não encontrou provas concretas.
"Não foram apresentados fatos e não houve nenhum vazamento, o que é muito estranho para o sistema político americano", disse Lavrov.
Donald Trump nega categoricamente um conluio com a Rússia e muitas vezes critica a investigação de Mueller, que chama de "caça às bruxas". Esta investigação deu lugar a várias acusações e condenações, em particular de ex-colaboradores do presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.